Lucas Junqueira
Assessoria de Comunicação do Sinduscon-DF
Após uma década de negociações, as obras de conclusão da via W9, futura Avenida dos Ipês e uma das principais do Setor Noroeste, terão continuidade. A retomada foi possibilitada pelo início do cumprimento de acordo, assinado em outubro de 2019, entre Terracap e as comunidades indígenas Kariri-Xocó e Tuxá, que residiam em trecho previsto para passagem da via.
Na última quarta-feira (8), as famílias receberam chaves de oito casas provisórias na Área de Relevante Interesse Ecológico Cruls, onde será construída a Reserva Indígena Kariri-Xocó e Tuxá. A Terracap, responsável pelo projeto da nova moradia das tribos, prevê o prazo de um ano para construção de 16 unidades habitacionais, centro cultural, terreiro, espaço para produção de farinha, além de sistema de abastecimento de água, esgoto e energia.
O presidente do Sinduscon-DF, Dionyzio Klavdianos, reforçou a importância do trabalho realizado pela Terracap e demais órgãos do Governo do Distrito Federal. ‘A efetivação do acordo e a transferência pacífica abrem uma importante frente de trabalho, bem como se torna mais um passo dado pelo GDF para valorização do centro urbano da cidade’, afirmou.
A conclusão das obras da via W9 possibilitará melhorias no tráfego de veículos e abre novas oportunidades para empresas e trabalhadores do setor da construção civil e do mercado imobiliário. Segundo o presidente da Terracap, Izidio Santos Junior, a via concluída contribuirá com a valorização dos imóveis do Setor Noroeste, beneficiando diretamente no desenvolvimento econômico da região.
Hamilton Lourenço, diretor técnico da Terracap, ressalta que a previsão de entrega da via é para o final deste ano. Segundo ele, a pista terá um contorno, de maneira a preservar o Santuário dos Pajés, previsto no acordo com as comunidades indígenas.